São José do Rio Preto-SP / Fone: (17) 98125-5437

 
Mecânica Básica

01. Os principais sistemas do veículo são:

a)      motor, câmbio, diferencial, freio.
b)      motor, transmissão, direção, suspensão, freio.
c)      motor, embreagem, cardã, eixo motriz, semi-árvore.
d)      motor, molas, amortecedores, pneus.
e)      motor, freio, escapamento.

02. A finalidade da sangria no sistema de freios é:

a)     aumentar a pressão do pedal de freio.
b)     evitar que as lonas se atritem no tambor de freio.
c)      melhorar a sua lubrificação.
d)      manter a altura do pedal constante.
e)      eliminar bolhas de ar do sistema de freio.

03. Em veículo refrigerado a água deve-se ter cuidado de:

a)      verificar o nível de água no circuito de freio.
b)      verificar o nível de água no radiador ou no reservatório.
c)      andar com o veículo desacelerado.
d)      andar com o veículo acelerado.
e)      verificar o nível de água no carburador.

04. Se a luz do manômetro acender no painel, você:

a)      continua dirigindo até um posto de gasolina.
b)      continua dirigindo até achar um mecânico de confiança.

c)      para onde estiver e olha se o gerador está funcionando.
d)      para em local seguro e verifica o nível de fluído de freio.
e)      para o veículo em local seguro e verifica o nível de óleo.

05. A verificação do nível de água do radiador deve ser feita:

a)      de manhã, ao chegar ao seu destino.
b)      com o motor frio.
c)      no final de sua jornada diária.
d)      a qualquer hora do dia.
e)      com o motor quente.

06. Os amortecedores têm por função:

a)      evitar o atrito dos pneus com o solo.
b)      auxiliar a mudanças de direção nas curvas.
c)      reduzir o movimentos bruscos da mola.
d)      aumentar a vida dos pneus.
e)      reduzir a velocidade.

07. Fazem parte da embreagem:

a)      platô, disco de fricção e rolamento da embreagem.
b)      junta homocinética e pivôs.
c)      bandejas e barras de sustentação.
d)      pedal e câmbio.
e)      molas e amortecedores.

08. Ao pisar no pedal de freio, ouve-se um ruído semelhante ao barulho de atrito entre metais. Neste caso você:

a)      providencia uma revisão das pastilhas e dos discos de freio.
b)     
freia com mais frequência, para eliminar o ruído.
c)     
faz uma limpeza nas pastilhas com solução especial.
d)     
ignora o barulho e manda revisar quando tiver tempo.
e)     
engraxa as pastilhas para reduzir o atrito.

09. Para aumentar a vida útil da embreagem, você deve:

a)      segurar seu veículo com a embreagem, quando tiver que parar em uma subida.
b)      dirigir sem apoiar o pé na embreagem.
c)      apoiar o pé no pedal da embreagem, continuamente.
d)      regular o cabo em todas as trocas de óleo.
e)      engraxar o cabo mensalmente.

10. Assinale na folha de respostas a alternativa correta:

a)      manômetro: indica a pressão do óleo do motor.
b)      termômetro: indica a descarga da bateria.
c)     
amperímetro: indica o nível de água no radiador.
d)      odômetro: indica o nível de combustível.
e)      tacógrafo: registra a pressão dos pneus.

11.Os tipos de freio são:

a)      mecânica e hidráulico.
b)     
hidráulico.
c)     
antifricção e hidropneumátco.
d)      mecânico e eletromagnético.
e)     
mecânico e elétrico.

12. Assinale a alternativa correta:

a)      termômetro: indica a pressão do óleo do motor.
b)     
voltímetro: indica o número de voltas das rodas.
c)      amperímetro: indica a carga do alternador e a descarga da bateria.
d)      manômetro: indica o nível de água no radiador.
e)     
odômetro: indica o nível de combustível.

13. A finalidade do carburador:

a)     bombear o combustível para o motor.
b)     pressionar o combustível para o interior do cilindro-mestre.
c)     pressionar o ar para câmara de combustão.
d)     
manter a temperatura do ar limpo e aquecido.
e)     
misturar o ar com o combustível, na proporção recomendada.

14. O que mais provoca estouro de pneus:

a)      transitar em pista de terra.
b)     
excesso de calibragem.
c)      baixa calibragem.
d)      amortecedores velhos.
e)      válvulas desreguladas.

15. O termômetro é utilizado para indicar:

a)      alterações na composição do fluido de freio.
b)     
a temperatura do motor.
c)     
a temperatura do combustivel.
d)     
a temperatura no interior do veículo.
e)     
a temperatura no exterior do veículo.

16. São elementos do sistema de freio:

a)      disco de fricção, aditivo e lonas de freio.
b)     
cilindro mestre, disco e tambor.
c)     
cabos primários, cabo secundário e travas.
d)     
eixo primário, cabos secundários e trem de engrenagens.
e)     
cora/pinhão e lonas.

17. Se o pedal do freio estiver afundando mais do que a metade do curso, deve-se verificar o nível de fluido de freio. Se o nível estiver correto, você deve:

a)      revisar o sistema de freios em um técnico.
b)      passar fluido nas peças que compõem os sistema de freios.
c)      desentupir o reservatório e colocar fluido.
d)      desconsiderar o fato, pois o seu veículo está bem conservado.
e)      acostumar-se com a nova posição do pedal.

18. A verificação do nível de óleo do motor deve ser feita:

a)      a cada 5.000 quilômetros.
b)     
a cada troca de óleo.
c)      a cada 30 dias.
d)     
anualmente.
e)      periodicamente, de acordo com a recomendação do fabricante do veículo.

19. A baixa calibragem dos pneus:

a)    aumenta vida útil dos pneus.
b)    
facilita as manobras.
c)    
altera o balanceamento dos pneus.
d)    
causa desgaste dos pneus.
e)    
traz maior conforto ao ocupantes do veículo.

20. Os gases gerados pelo motor são eliminados:

a)      pelas janelas.
b)      pelo silenciador.
c)     
pela ventuinha.
d)      pelo escapamento.
e)      pela ventilação do motor.

21. A sinalização do veículo faz parte do sistema:

a)      de freios.
b)     
da transmissão.
c)      de suspensão.
d)      elétrico.
e)     de alavancas.

22. A finalidade da válvula termostatica é:

a)      diminuir o fluxo de água quando atingir a temperatura ideal.
b)      impedir a passagem de água do radiador para o carburador.
c)      indica a temperatura quando o fluxo de água diminui.
d)     
impedir a passagem de água do radiador para o motor.
e)      permitir a passagem de água do motor para o radiador quando a temperatura ideal for atingida.

23. A válvula de admissão do motor controla a entrada:

a)      dos gases no cilindros.
b)     
dos gases resultantes da queima.
c)     
e a saída dos gases no cilindro.
d)     
dos gases no carburador.
e)      de água no radiador.

24. Fazem parte do sistema arrefecido à água:

a)      filtro de água e cárter.
b)      ventuinha e alternador.
c)      aditivos e detritos.
d)      ignição e injeção eletrônica.
e)      radiador, bomba d'água e ventilador.

25. A finalidade do óleo lubrificante do motor é:

a)      aumentar o atrito entre as peças.
b)      aquecer mais o motor.
c)      reduzir o atrito entre as peças.
d)      refrigerar o motor.   
e)     
melhorar a sua potência.

26. A bateria é dividida em segmentos internos. Se precisar completar, você coloca a solução:

a)      em alguns dos recipientes da bateria, de forma forma alternada.
b)      apenas nos recipientes das extremidades da bateria.
c)      em cada recipiente, até cobrir as placas com 1 cm de solução, aproximadamente.
d)      nos recipientes de cada elemento, até  transbordarem.
e)      em volta da bateria.

27. A maioria das motocicletas de pequeno porte é refrigerada a:

a)      ar e água.
b)      ar.
c)      a gasolina.
d)      água.
e)      nenhuma das alternativas.

28. O freio de estacionamento geralmente atua:

a)      nas rodas dianteiras.
b)      na transmissão.
c)      nas rodas traseiras.
d)      no eixo cardã.
e)      nas quatros rodas.

29. Fazem parte do sistema de suspensão de um veículo:

a)      cilindro mestre e estabilizador.
b)      molas e caixa de direção.
c)      coroa/pinhão e pastilhas.
d)      correia dentada e ventoinha.
e)      molas e amortecedores.

30. São elementos do sistema de refrigeração ou arrefecimento:

a)      radiador, ventuinha e mangueiras.
b)      cabos primários, cabo secundário e travas.
c)      cilindro mestre, disco e tambor.
d)      eixo primário, eixo secundário e trem de engrenagem.
e)      coroa/pinhão e lonas.